Luftdruck

Johannes Raab oferece uma qualidade de som nobre que todos deveriam alcançar. Ele é um jovem músico incrivelmente talentoso e promissor.

Bernard Greenhouse

Beaux Arts Trio

 

PRÓXIMOS CONCERTOS

HAMBURG

21

NOV

 

18 & 20 UHR

TSCHAIKOWSKY ALL

DORTMUND

12

DEZ

16:30 & 19:30 UHR

ST. REINOLDI

HAMBURG

11

FEB

18:30 UHR

KUNSTHALLE

Devido à pandemia covid-19 e ao encerramento da quarentena, é impossível e proibido organizar concertos.

É por isso que Johannes Raab se concentra em produzir vídeos e fazer transmissões ao vivo atualmente. Este site será atualizado quando novos shows puderem ser agendados novamente.

Assista aos vídeos mais recentes.

.
para os vídeos
DSC_1414a Kopie.jpg

BIOGRAFIA

Nascido em Leipzig, Johannes Raab é um renomado músico de câmara e solista. Além de ter tido inúmeros compromissos em várias formações; Indo de dueto a orquestra de câmara, ele encontrou sua verdadeira vocação para fazer música em conjuntos regulares de música de câmara. Após anos de sucesso com o Abaton Trio, ele agora atua como membro fundador do Nichiteanu Trio. Como violoncelista permanente deste último, será ouvido durante a temporada 2021/22 em locais como a Philharmonie am Gasteig Munich, a Konzerthaus Berlin e a MS Europa 2, bem como no grande salão do Laeiszhalle Hamburg e em alguns festivais importantes. Em 2021, o selo Myricae Classics lançará um CD com NICHITEANU TRIO e um com Johannes Raab e Ricarda Schmersahl tocando Rachmaninoff e Fauré.

 

Aos 15 anos, ele recebeu aulas do Professor Troels Svane como um estudante júnior na Musikhochschule Lübeck. Posteriormente, estudou em Dresden com o Prof. Konstantin Heidrich (Fauré Piano Quartet), o Prof. Peter Bruns e o Prof. Wolfgang Emanuel Schmidt. Além disso, ele recebeu o impulso mais valioso de Mstislav Rostropovich, Boris Pergamenchikov, Bernard Greenhouse (Beaux Arts Trio), Miklós Perényi, Wolfgang Boettcher e David Geringas. Seu interesse em atuação historicamente informada foi fundado por ninguém menos que o Professor John Holloway e o Professor Ludger Rémy e levou a estudos intensivos sobre o assunto. Um capítulo importante de sua formação profissional é um estágio na Staatskapelle Dresden, a renomada Academia Giuseppe-Sinopoli.

 

Imediatamente após seus estudos, ele se tornou um violoncelista solo na Filarmônica de Dessau na Saxônia-Anhalt, ele tocou na mesma posição na Staatsorchester Kassel e na orquestra de câmara Louis Spohr, ambos compromissos levaram à Orquestra Filarmônica de Hamburgo. Transmitir conhecimento e inspiração é o mais importante para Johannes Raab. Ele apóia apaixonadamente programas educacionais como a Kassel Youth Theatre Orchestra e dá master classes organizadas pelo Goethe-Institut, uma instituição federal ativa em todo o mundo.

 

O programa solo “Preludes” é parte de uma colaboração de sucesso com Insa Pijanka, diretor artístico da South-West-Philharmonie Konstanz, e foi recebido com entusiasmo pela imprensa. Ele combina os prelúdios de Bach das seis suítes e obras modernas para violoncelo apenas com textos de autores contemporâneos e da Bíblia luterana. Seguindo essas sugestões, o show segue aspectos da vida de Jesus enquanto traça o (suposto) pano de fundo em desenvolvimento da música de Bach. “Préludes” está entrando em seu terceiro ano com apresentações em toda a Europa de língua alemã. Aqui, Johannes Raab mostra não apenas suas qualidades como músico ativo, mas também como compositor. “Os prelúdios de Bach se tornaram verdadeiros destaques através da performance de Raab. O violoncelista construiu superfícies vibrantes e arcos musicais com facilidade superior e buscou euforia e melancolia. O último prelúdio em Ré maior levou a uma performance de transe excepcional e eficaz. (Hessisch Allgemeine Zeitung)

 

As suítes para violoncelo solo de Bach ocupam um lugar especial na vida de Raab. Seu maior apreço por essas obras encontra expressão na produção de "Projeto 6", uma gravação completa das seis suítes. A primeira parte da série de seis partes já foi transmitida em várias estações de televisão alemãs. Suas gravações também merecem grande destaque no exterior, por exemplo. a suíte em Sol maior foi publicada na plataforma da emissora britânica CLASSIC FM e atingiu mais de 200.000 visualizações nas primeiras horas da madrugada.

 

Johannes Raab está muito feliz por poder trabalhar com PIRASTRO Alemanha, cujas cordas ele aprecia muito. Além disso, é o embaixador oficial da marca para as caixas Kokon e A-Case.

 

Johannes Raab toca um instrumento de Carlo Antonio Testore, Milan 1741 no qual toca exclusivamente cordas PIRASTRO Oliv e Eudoxa e uma cópia italiana moderna de Landolfi feita em 2007 com PIRASTRO Perpetual.

Luftdruck

VÍDEOS

FOTOS

SOCIAL MEDIA

  • Grau YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon

Johannes Raab sempre mantém seu feed do Instagram atualizado. Com fotos, vídeos e texto, é seu blog pessoal sobre seu trabalho e substitui a seção 'Notícias' desta página. Eu só compartilho muitos vídeos de shows lá.

Para o feed do instagram

  • Instagram